Marca Artesanato No Lar - Aline Branco

Promessa é dívida também no artesanato!

Promessa é dívida também no artesanato. E dívida muito comum. Muitas vezes o cliente insiste em querer o produto com algum “detalhe difícil”. Com receio de não conseguir efetuar a venda, a artesã acaba concordando com muita coisa que o cliente quer. E assim promete sem saber se vai realmente conseguir cumprir.

Não deixe essa dívida acabar com sua clientela

Por exemplo, prazo. Promete entregar no tempo mínimo. Nunca faça isso!!! Sempre acorde um prazo maior por dois motivos: Primeiro que eventualidades acontecem, você pode não conseguir comprar algum material para fazer o trabalho, você ou um filho pode ficar doente e ocupar boa parte de seu tempo, etc. Se você estiver com o prazo mínimo, nada pode dar errado ou você vai atrasar a entrega. E não cumprir com o prometido pode acabar com sua clientela.

Uma dica de ouro

O segundo motivo é uma dica de ouro. Se você entregar conforme o prometido, você não fez mais do que a sua obrigação. É o que o cliente espera de você. Mas se você entregar o “detalhe difícil” sem o ter prometido… Ponto pra você! O cliente fica feliz! Surpreso, sai te elogiando, dizendo que você é muito eficiente.

Então, se por exemplo você prometeu um prazo e entregou antes, ou se prometeu fazer com o tecido que você tinha, mas conseguiu comprar o que a cliente desejava, enfim, se você conseguiu fazer além do prometido, o cliente vai sair te elogiando e te recomendando para todo mundo.

Agora se prometer e não cumprir… Já era! Será mais difícil dele voltar a comprar contigo. E, se ele sair falando mal de você, você perderá outras vendas. No mínimo ele não vai te indicar a ninguém, o que significa vendas perdidas de qualquer forma.

Sem contar que você tem que zelar pela sua marca. A sua marca deve sempre estar associada a coisas boas, nunca a atrasos ou insatisfações.

Sua marca é a sua maior promessa

Lembre-se, antes de você fechar qualquer compromisso com seu cliente, você já tem um compromisso com a sua marca. Você é responsável por sua marca e deve zelar por sua boa imagem sempre. E isso é mais importante do que conseguir atender um cliente por que isso é atender a todos os seus clientes que compram e confiam na sua marca.

Então preste atenção em suas promessas.

  • Não prometa prazos apertados, um imprevisto e você atrasará a entrega
  • Não prometa preços inviáveis, ninguém trabalha de graça. Ou pior, você não pode pagar para trabalhar!
  • Não prometa ligar se você não vai ligar, ou não poderá ligar no horário combinado ou se ligar não vai poder dar a devida atenção.
  • Não prometa enviar e-mail ou fazer um post com fotos e descrição dos produtos se você não for ter tempo para cumprir. O cliente vai ficar esperando para ver e escolher.
  • Não prometa coisas que não dependem de você. Você não pode se responsabilizar pelo trabalho dos outros

Enfim, não prometa algo que você poderá vir a não cumprir. Com isso você estará iludindo o cliente e isso é, no mínimo, muito feio. Afinal, promessa é dívida!

Autor: Aline Branco
Duas mãos fazendo uma aliança, uma promessa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Você será avisada sobre todas as novidades.

/ ( mm / dd )

E-mail:
aline@artesanatonolar.pt

Vila Nova de Gaia
Porto - Portugal

Selecione sua moeda
EUR Euro