Marca Artesanato No Lar - Aline Branco

Copiar e criar. “Estão copiando meu artesanato, e agora?”

Conversei com a artesã Alexandra pelo Facebook E ela me contou sobre sua preocupação com algumas de suas criações. “Estão copiando meu artesanato!” dizia ela chateada. Estavam copiando suas inovações, suas ideias e ela estava meio frustrada com isso. Então, ela inovou novamente, criou uma nova boneca e estava pensando em registrar. Ela não sabia muito bem como registrar e por aí foi o nosso papo.

Cópias são muito comuns no meio do artesanato, mas se estão te copiando, não fique com um sentimento ruim, muito pelo contrário, fique feliz. Perceba que se te copiam é porque você é, no mínimo, muito boa no que você faz. Se estão te copiando é porque gostam do seu artesanato. Você já não é só mais uma artesã na multidão. Você já é uma referência para outras artesãs. E isso é ótimo! É um reconhecimento de todo o seu esforço. Você pode se orgulhar disso! Grandes artistas como Leonardo Da Vinci e Tarsila do Amaral são admirados e copiados até hoje. E ainda serão por muitos e muitos anos.

Mas estão me copiando

Sim, tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. Estão copiando suas obras. Agora não é mais só você a fazer daquele seu jeitinho único e isso aumenta a sua concorrência. Isso também aumenta a sua responsabilidade, pois agora existem pessoas te observando, esperando que você inove, crie novos artesanatos lindos para elas copiarem e ganharem dinheiro também. Agora você tem que ganhar dinheiro para si e para quem te copia. Isso não é justo. No primeiro momento é até assustador. Mas já que não tem como evitar, o melhor é ver o lado bom e tirar o máximo de proveito disso.

E a primeira pergunta a se fazer nesse momento é: Será que não está na hora de você investir mais um pouquinho e…

Dar mais um passo na sua carreira de artesã?

Talvez seja a hora de você começar a ensinar. Aquelas que te copiam vão se interessar em virar alunas. Com você explicando, mostrando como se faz, será mais fácil aprender.

Ou talvez o próximo passo seja investir mais na sua marca e fixar o seu estilo. Assim ficará bem claro que o seu artesanato é que é o original e os demais são meras cópias. Assim, o seu será mais caro. Claro! É sempre assim. Com qualquer produto, o original é sempre mais caro. E quanto mais copiam, mais interessante fica ter um original. É sinal status. Acontece com os tênis da Nike, com camisas de time de futebol, com brinquedos da estrela, com celulares iPhones, e por aí vai. Por que o mesmo não pode acontecer com o seu artesanato? Claro que pode!

Qual será seu próximo passo? Isso só você mesma poderá avaliar e dar. Mas fato é que se começaram a te copiar, está na hora de você crescer mais um pouquinho. Mexa-se!

E quem copia?

Deixando bem claro que não estou defendendo a cópia. Ser comum não significa que é certo ou errado. Além disso existem vários tipos de cópias. Algumas são corretas e outras não. Mas isso já é assunto para o próximo artigo. Se você costuma copiar, não perca o próximo artigo, viu?! Fique de olho aqui no site!

Se você gostou desse artigo e acha que ele pode ajudar outras artesãs, compartilhe à vontade. Copiar não vale, mas compartilhar está liberado! Compartilhe com suas amigas e artesãs que você conheça. Quanto mais pessoas a gente puder alcançar, melhor, não é mesmo?!

Autor: Aline Branco
Estão copiando o meu artesanato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Você será avisada sobre todas as novidades.

/ ( mm / dd )

E-mail:
aline@artesanatonolar.pt

Vila Nova de Gaia
Porto - Portugal

Selecione sua moeda
EUR Euro